Confira declarações dos pilotos após GP da Áustria da F1 2026
George Russell confirmou o favoritismo e venceu o GP da Áustria da pole-position, mesmo que tenha sido sufocado por Max Verstappen nas voltas finais. Andrea Kimi Antonelli completou o pódio
O GP da Áustria de Fórmula 1, realizado neste domingo (28), contou com uma importante vitória de George Russell, que largou na pole-position e tirou 10 pontos da vantagem do líder Andrea Kimi Antonelli, que ficou em terceiro. Max Verstappen, que demonstrou um ótimo ritmo durante a prova, ficou 1s6 atrás do britânico da Mercedes e cruzou a linha de chegada em segundo.
Oscar Piastri ficou com a quarta colocação, à frente de Lewis Hamilton, que fechou o top-5 com a Ferrari. Isack Hadjar veio logo atrás, em sexto, à frente de Lando Norris e Charles Leclerc. A dupla da Racing Bulls, com Liam Lawson e Arvid Lindblad, completou o grupo dos dez primeiros do GP da Áustria.
Gabriel Bortoleto até que andou bem depois de largar da 12ª posição, mas só conseguiu alcançar o 11º posto e não pontuou no Red Bull Ring. Nico Hülkenberg, companheiro de Audi do piloto brasileiro, veio imediatamente atrás, em 12º.
Confira as declarações dos pilotos
George Russell, vencedor: Russell festeja vitória em “complicado” GP da Áustria: “Foi um teste psicológico”
Max Verstappen, segundo: Verstappen celebra 2º lugar “extremamente positivo” na Áustria: “Ótima corrida”
Andrea Kimi Antonelli, terceiro: Antonelli reconhece “muitos erros” em briga por vitória na Áustria: “Não fui bem”
Oscar Piastri, quarto: Piastri diz que fez “o máximo que podia” com McLaren na Áustria: “Não tinha ritmo”
Lewis Hamilton, quinto: Hamilton explica falta de ritmo na Áustria e já cobra próxima atualização em motor

Isack Hadjar, sexto: Hadjar vê melhora em ritmo da Red Bull e celebra “grande evolução” na Áustria
Lando Norris, sétimo: Norris admite surpresa com ritmo da Ferrari na Áustria: “Fiquei com pena deles”
Charles Leclerc, oitavo: Leclerc busca respostas para 8º lugar com Ferrari na Áustria: “É um pouco de tudo”
Liam Lawson, nono: “Estava muito quente hoje, mas, no geral, foi uma boa corrida. O desgaste dos pneus foi praticamente o que esperávamos, o que nos permitiu seguir o plano traçado. No primeiro stint, tivemos de lidar com temperaturas muito altas nos freios, mas a situação se estabilizou depois de algumas voltas. Também houve um mal-entendido entre Arvid e eu, então fiquei surpreso quando acabamos disputando posição na curva 4, mas consegui recuperar a posição após a segunda parada nos boxes. Demos um bom passo à frente com o carro neste fim de semana, e o ritmo foi forte durante toda a corrida. Sair daqui com os dois carros na zona de pontuação é um ótimo resultado para a equipe, e queremos manter esse embalo. Um fim de semana com corrida sprint em Silverstone nos dá outra grande oportunidade, e estou realmente ansioso para voltar à pista.”
Arvid Lindblad, décimo: “Foi uma corrida positiva e é muito bom conquistar mais um resultado com os dois carros na zona de pontuação para a equipe. Não foi uma prova das mais fáceis para mim dentro do carro, pois tive dificuldades nas frenagens de baixa velocidade e também quando estava com os pneus duros. Houve algumas situações que eu poderia ter administrado melhor e nas quais precisamos trabalhar, então vou revisá-las com a equipe. Agora estou muito ansioso para correr em Silverstone na próxima semana. Será a primeira corrida em casa na Fórmula 1 e sei que será algo muito especial. A equipe fez um trabalho incrível nas últimas corridas, trazendo atualizações e acrescentando desempenho ao carro, então espero que possamos chegar lá mantendo a boa fase recente, porque isso seria muito legal.”

Gabriel Bortoleto, 11º: Bortoleto vê “grande evolução” na Áustria apesar de frustração com 11º lugar
Nico Hülkenberg, 12º: “Foi uma corrida difícil para conseguir avançar muitas posições. Tentamos criar uma vantagem prolongando o primeiro stint, mas, com a quantidade de tráfego e de carros nos dando volta, a estratégia não funcionou da forma como esperávamos. Olhando para trás, talvez uma parada mais cedo tivesse aberto algumas oportunidades a mais, mas isso é fácil dizer depois. O lado positivo é que o ritmo de corrida foi bastante bom. Conseguimos igualar e, em alguns momentos, até ser um pouco mais rápidos do que os carros ao redor, mas largar mais atrás tornou difícil transformar esse desempenho em um bom resultado.”
Pierre Gasly, 13º: “Há muita coisa para entender depois dessa corrida, que provavelmente foi a mais difícil da temporada. Lá fora, tudo parecia muito complicado em termos de aderência e equilíbrio do carro, além de haver muito desgaste dos pneus. Tive de fazer três paradas porque os pneus se desgastavam muito rapidamente. A corrida não começou da melhor maneira, com um problema de potência nas retas. Perdemos posições e depois ficamos presos no tráfego, mas, no fim, mesmo com pista livre, não tínhamos ritmo e, como eu disse, o desgaste era muito alto”
Oliver Bearman, 14º: “Foi um dia difícil, e sofremos muito com a falta de ritmo. Tivemos uma largada muito ruim e perdemos muitas posições, e depois disso fiquei simplesmente preso no tráfego. Tive sorte com a entrada do safety-car virtual, mas, por outro lado, fomos muito lentos durante toda a corrida. Fiz o meu melhor, mas não estávamos nem perto do ritmo da Audi, da Racing Bulls ou da Alpine. Éramos muito mais lentos. O desempenho de hoje foi uma surpresa, mas, ao mesmo tempo, o equilíbrio do carro estava completamente comprometido e não consegui fazê-lo funcionar. Pelo que estava sentindo ao volante, não estou tão surpreso assim.”
Franco Colapinto, 15º: Colapinto diz que “nada funcionou” para Alpine na Áustria: “Fomos muito mal”

Esteban Ocon, 16º: “Foi exatamente como esperávamos. Sabemos que há um problema no carro, mas acho que o lado positivo é que demos tudo de nós neste fim de semana. Extraímos o máximo possível e tentamos mudar todos os componentes que podíamos, mas continuamos enfrentando o mesmo problema. A largada foi incrível. Trabalhamos muito como equipe para deixá-la o melhor possível. Passei todo mundo na saída e, na primeira volta, quase consegui entrar na zona de pontuação. Estava acompanhando os carros da Racing Bulls, mas depois de um tempo acabei tomando volta, o que é difícil de aceitar. Precisamos fazer o carro voltar a ter um desempenho saudável, esse é o primeiro passo. Estamos com muita falta de carga aerodinâmica, e o problema é que acabo escorregando muito com os pneus. Consigo me manter nas primeiras voltas, mas depois disso começo a ser ultrapassado pelos outros carros.”
Alexander Albon, 17º: “Foi um fim de semana ruim no geral. Simplesmente não tivemos ritmo para competir com o pelotão intermediário. Sofremos com a degradação dos pneus e faltou desempenho nas curvas de média e alta velocidade, então há muita coisa para analisar antes da próxima corrida. No momento, estamos experimentando diferentes caminhos e explorando todas as possibilidades para encontrar desempenho antes da chegada das nossas atualizações. Olhando para Silverstone, levaremos um pequeno pacote de atualizações que esperamos nos aproxime de equipes como Haas e Racing Bulls. Estamos confiantes de que essas novidades serão o começo de uma evolução na direção certa.”
Fernando Alonso, 18º: Alonso cita lições na Áustria e admite: “É a única coisa que podemos fazer”
Lance Stroll, abandonou: “Hoje me senti confortável no carro e gostei bastante do meu segundo stint, já que conseguimos administrar bem os pneus. Sempre soubemos que não estaríamos na briga com ninguém à frente, mas foi uma boa disputa entre Fernando e eu. Infelizmente, tivemos uma suspeita de problema no ERS, que precisaremos investigar mais a fundo, e fomos obrigados a abandonar a corrida. Sabemos que este é um momento muito desafiador para todos na equipe, mas todos estão trabalhando o máximo possível para trazer atualizações ao carro. Precisamos ter paciência e, com sorte, dentro de algumas corridas estaremos um pouco mais na disputa.”
Carlos Sainz, abandonou: “Tivemos um ritmo de corrida melhor hoje do que nos treinos, mas, no fim das contas, ainda estamos bem atrás dos rivais. Fizemos algumas mudanças que deixaram o carro mais fácil de pilotar, e estávamos disputando posição com carros contra os quais não esperávamos brigar, o que é um sinal positivo. No entanto, infelizmente, um problema na unidade de potência fez com que o carro simplesmente desligasse de repente. Está claro que ainda não estamos no nível de desempenho que queremos, mas levaremos uma pequena atualização para Silverstone, que esperamos nos coloque de volta em uma posição mais competitiva.”

Sergio Pérez, abandonou: “Hoje foi um dia muito infeliz. No tráfego, os freios superaqueceram e tivemos de abandonar a corrida. Estávamos realmente na briga e tínhamos ritmo para disputar posição com a Williams — cheguei a ultrapassar Alex [Albon] na pista, então é uma grande pena que não tenhamos conseguido aproveitar isso hoje. Precisamos fazer uma análise aprofundada para entender o que aconteceu e descobrir o que podemos ajustar para Silverstone.”
Valtteri Bottas, abandonou: “Sabíamos que esta é uma das pistas mais desafiadoras para os freios, ainda mais com essas altas temperaturas. Não vimos nenhum problema quando completamos mais voltas durante os treinos e, de repente, apenas duas voltas após a largada, os freios superaqueceram. Agora já são três abandonos consecutivos para mim, então essa é a principal questão que precisamos resolver como equipe. Precisamos terminar as corridas para aprender mais, e esse será o foco daqui para frente.”
▶️F1: confira o calendário completo de 2026
▶️Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GPTV
Navegue pelos Temas
- Alex Albon
- Alpine
- Andrea Kimi Antonelli
- Arvid Lindblad
- Aston Martin
- Austria
- austria 2026
- Áustria F1
- calendário F1