Andrea Kimi Antonelli suou um pouco mais que o esperado, com um safety-car virtual que colocou Charles Leclerc definitivamente na briga, mas venceu o GP da Bélgica deste domingo (19). Com o abandono do companheiro George Russell, envolvido em toque com Lewis Hamilton na primeira volta, o italiano chegou a 45 pontos de vantagem sobre o segundo lugar, agora em posse do heptacampeão.

Leclerc chegou a liderar boa parte da disputa, mas viu o poderio da Mercedes falar mais alto e completou em segundo, enquanto Max Verstappen fechou o pódio. Punido em 5s pelo toque em Russell, Hamilton cruzou em quarto, um posto à frente de Oscar Piastri — que danificou o carro em disputa com Charles.

Isack Hadjar executou grande recuperação do penúltimo ao sexto lugar, uma posição à frente de Lando Norris. Gabriel Bortoleto foi o oitavo e voltou a levar a Audi à zona de pontuação, à frente de Arvid Lindblad e Franco Colapinto, o último do top-10. Apenas Lance Stroll, Sergio Pérez e Russell abandonaram a corrida.

A Fórmula 1 retorna já no próximo fim de semana, com o GP da Hungria, 11ª etapa da temporada 2026. Será a última parada da categoria antes da pausa de verão.

F1 2026, SPA-FRANCORCHAMPS, CORRIDA, MERCEDES, KIMI ANTONELLI, CLARLES LECLERC, FERRARI, MAX VERSTAPPEN, RED BULL RACING
Antonelli, Leclerc e Verstappen formaram o pódio do GP da Bélgica (Foto: Reprodução/F1)

Confira o que os 22 pilotos da F1 disseram após o GP da Bélgica:

Andrea Kimi Antonelli, primeiro: Antonelli celebra “vitória dura” após batalha contra Leclerc em GP da Bélgica “muito disputado”

Charles Leclerc, segundo: Leclerc vê “trabalho a fazer”, mas celebra “passo à frente” da Ferrari com pódio na Bélgica

Max Verstappen, terceiro: Verstappen lamenta “azar” em safety-car virtual no GP da Bélgica: “Tentei de tudo”

Lewis Hamilton, quarto: Hamilton lamenta sequência de problemas na Bélgica e comenta atropelo em mecânico: “Coração afundou”

Oscar Piastri, quinto: Piastri cita danos e culpa Leclerc por toque na Bélgica: “Acidente poderia ter sido maior”

Isack Hadjar, sexto: Hadjar nega surpresa com recuperação no GP da Bélgica: “Corrida mais completa que fiz”

Lando Norris, sétimo: Norris diz que McLaren “tinha ritmo para vencer” no GP da Bélgica: “O melhor da temporada”

Gabriel Bortoleto, oitavo: Bortoleto diz que “extraiu tudo” do carro na Bélgica e elogia evolução da Audi na F1

Arvid Lindblad, nono: “Foi legal para mim. Eu e Liam tivemos uma boa disputa, foi bem divertido na pista. Com Gabi também, ficamos nos pressionando com tudo por 20, 25 voltas, é sobre isso que são as corridas. Óbvio que é um pouco triste estar no pior lado disso, porque em uma corrida normal, ficaríamos à frente dele. Mas, ao mesmo tempo, parabéns a ele e à Audi, porque apostaram no safety-car virtual e aproveitaram isso, então os parabenizo por hoje, funcionou. Independentemente do resultado, fizemos um trabalho muito bom como equipe, especialmente do meu lado da garagem. Estivemos rápidos ao longo de todo o fim de semana. Agora, estou ansioso por Budapeste.”

Franco Colapinto, décimo: Colapinto valoriza ponto em GP da Bélgica “difícil de encontrar ritmo”: “Sofri com pneus”

F1 2026, BÉLGICA, SPA-FRANCORCHAMPS, RODRIGO RUIZ, CLASSIFICAÇÃO, SÁBADO, AUDI, GABRIEL BORTOLETO, CARRO
Bortoleto fez boa corrida e levou a Audi aos pontos em Spa (Foto: Rodrigo Ruiz/Grande Prêmio)

Pierre Gasly, 11º: “Foi uma corrida frustrante para mim, que terminei fora dos pontos. Tive uma largada complicada, não estava rápido o suficiente na primeira parte da corrida por algum motivo, perdi algumas posições na primeira volta. Depois disso, tivemos de tentar recuperar algumas posições na disputa por pontos, contra diversos carros e equipes. Tentamos fazer o undercut na Racing Bulls, mas fizemos uma parada relativamente lenta, que fez com que saíssemos no trânsito, o que impactou as chances que tínhamos de fazer funcionar. Da minha perspectiva, isso poderia ter mudado nossa corrida, se tivéssemos uma melhor posição de pista e estivéssemos à frente da Racing Bulls naquele momento. Há mais algumas coisas que temos de revisar e entender. Depois disso, volta após volta, havia muitas táticas de gestão de energia e ultrapassagens na reta Kemmel. As coisas não foram ao meu favor hoje, mas o grande fato é que não somos rápidos o suficiente. Gabriel e Arvid estavam muito à frente, o que tem sido uma tendência nas últimas semanas. Temos de reverter isso em breve. Terei alguns dias para me recuperar completamente antes de ir para Budapeste, a última corrida antes das férias de verão.”

Liam Lawson, 12º: “Não foi a corrida mais fácil hoje. Tivemos uma largada realmente forte, provavelmente nossa melhor nesta temporada, mas simplesmente não tínhamos ritmo o suficiente durante a corrida. Começamos o fim de semana em uma posição decente, mas enquanto as outras equipes encontravam mais performance, não conseguimos dar o mesmo passo à frente. Tentamos usar alguns modos diferentes para melhorar as coisas, mas nada fez a diferença que esperávamos, infelizmente. Fora isso, ainda existem pontos positivos para levarmos. Foi mais um fim de semana encorajador em relação ao desenvolvimento do carro. Estou ansioso para ter a atualização completa na semana que vem. A pista da Hungria é muito diferente de Spa, esperamos nos colocar de volta na luta por pontos.”

Nico Hülkenberg, 13º: “Havia muita disputa no meio do pelotão hoje, mas pagamos o preço por começar muito atrás e perder algumas posições na largada, o que dificultou ainda mais a corrida. A partir disso, sabia que uma recuperação seria difícil. A parte encorajadora é que nosso ritmo de corrida estava competitivo e estávamos na disputa. O safety-car virtual nos deu alguns segundos, mas provavelmente teria de durar um pouco mais. Em vez disso, saí logo atrás de Pierre e Liam, fiquei preso na briga e, com nossa falta de velocidade de reta, foi difícil fazer qualquer progresso. O ritmo em si estava bom para nossos padrões, então é algo que vamos levar, mesmo que tenhamos de revisar algumas outras áreas. É bom ver Gabriel marcando pontos pela equipe, foi um resultado merecido, positivo para todos. Espero que possamos construir mais a partir disso em Budapeste, entregar um fim de semana limpo do meu lado da garagem e ter a chance de brigar mais na frente.”

Oliver Bearman, 14º: “Infelizmente, fiquei preso na quarta marcha antes do incidente e perdi muito terreno. Em relação ao acidente em si, sofri um furo de pneu, o que foi uma grande infelicidade. Não sei exatamente o que aconteceu, mas, para ser sincero, é decepcionante, porque o carro estava bastante rápido. Estávamos muito mais próximos dos Audi, o que representa um passo à frente para este fim de semana. Acho que há muitos pontos positivos para tirar disso, principalmente o fato de que o carro está com um comportamento muito melhor e ficou muito mais prazeroso de pilotar. O equilíbrio está muito mais consistente, o que permite explorar o limite do carro e cometer menos erros ao fazê-lo. Acho que tive um fim de semana muito limpo em termos de desempenho, e o ritmo de corrida também foi consistente, o que é positivo. Agora, vamos nos reagrupar e focar na próxima etapa.”

Alexander Albon, 15º: “Foi um dia frustrante. Largamos bem e, naquele momento, comecei a acreditar que poderia acompanhar o pelotão intermediário, mas o ritmo simplesmente desapareceu. Tivemos um fim de semana muito limpo e mostramos um desempenho mais forte até a classificação, quando fizemos algumas mudanças que acabaram comprometendo o ritmo de corrida hoje, deixando o carro bastante lento. Sabemos que outras equipes estão evoluindo muito mais rápido do que nós, e o pacote de atualizações para Baku provavelmente não será suficiente para eliminar essa diferença. Ainda assim, vamos fazer tudo o que pudermos para encontrar mais desempenho.”

Carlos Sainz, 16º: “Foi uma corrida de duas metades hoje. Tivemos de largar em 19º por causa de uma punição e, na primeira volta, sofremos danos na asa dianteira quando o pelotão se agrupou na curva 1. A troca da asa dianteira nos custou ainda mais tempo, mas, com a nova peça, o carro ficou em uma condição muito melhor. Tive um bom ritmo até o fim da corrida, ultrapassei alguns rivais e reduzi a diferença para os carros à frente. No fim das contas, extraímos tudo o que era possível. Sabemos que a diferença para o pelotão intermediário está aumentando e que as atualizações que estão por vir não serão suficientes para eliminar completamente esse déficit, mas tiramos bons aprendizados que podem ser úteis daqui para frente. Agora, foco na Hungria.”

Esteban Ocon, 17º: “Foi o lugar errado e a hora errada tanto para mim, quanto para Ollie na primeira volta. Não havia muito o que pudéssemos fazer. Estávamos com três lado a lado, Ollie teve um problema, então todos tentaram desviar dele. Fui por dentro do Nico e deixei que passasse; assim que ele fez isso, continuei por dentro e houve o toque. Foi uma pena, mas não parou a corrida de ninguém. Tivemos dificuldades com o ritmo, no meu caso em retas, sem aderência traseira, não estávamos rápidos. Precisamos fazer um trabalho melhor em Budapeste, espero que possamos ter um carro próximo ao que tivemos em Silverstone ou no Japão, no começo do ano.”

Valtteri Bottas, 18º: “Foi mais uma corrida desafiadora para nós, mas conseguimos concluí-la com um carro, o que nos dá dados valiosos a partir dos quais aprender. Ainda temos trabalho a fazer, especialmente em relação à confiabilidade e ao desgaste de pneus, mas todos na equipe estão dando tudo para melhorarmos. Só precisamos continuar nos esforçando, porque quando o resultado eventualmente vier, será ainda mais gratificante. Espero que a Hungria combine um pouco mais conosco, nunca se sabe o que é possível se conseguirmos acertar tudo na classificação.”

Fernando Alonso, 19º: Alonso diz que “nada mudou” para Aston Martin na Bélgica e mira atualizações na Hungria

Lance Stroll, NC: “Nosso ritmo foi basicamente o que esperávamos hoje, sabíamos que essa pista sempre seria difícil para nós. Foi complicado desde o começo. Perto do fim, comecei a sentir algo na caixa de câmbio, então recolhemos o carro para investigar isso. Espero que possamos ser mais competitivos na Hungria e ter um fim de semana mais forte lá.”

Sergio Pérez, NC: “Foi um final infeliz para a corrida. Tive uma falha na parte interna da suspensão traseira e tivemos de recolher o carro. Ainda estamos investigando os motivos. Foi um fim de semana complicado, tivemos muita dificuldade com velocidade de reta; mesmo durante a corrida, estava perdendo alguns décimos. Então, não conseguimos brigar mais com a Haas de Esteban. Espero que possamos resolver isso para a Hungria, estou ansioso para voltar mais forte lá.”

George Russell, NC: Russell isenta Hamilton por batida que causou abandono na Bélgica: “Incidente de corrida”

▶️F1: confira o calendário completo de 2026
▶️Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GPTV