A nova pista em Madri gerou uma corrida bastante monótona, com poucas emoções, neste domingo (13). Andrea Kimi Antonelli não teve nada a ver com isso e, aproveitando do vacilo da McLaren em não fazer a parada com Lando Norris no safety-car virtual, faturou a oitava vitória na temporada 2026 da F1.

Max Verstappen viu o segundo lugar no GP da Espanha cair em seu colo e também ficou à frente do atual campeão da Fórmula 1, que lamentou muito ter ficado apenas em terceiro. Quem levou a pior também foi Lewis Hamilton, que ficou sem freios logo no início da prova e abandonou.

Gabriel Bortoleto andou boa parte da corrida na zona de pontos, mas também sofreu com o safety-car virtual no início da corrida e fechou apenas na 13ª colocação, três posições atrás do seu companheiro de Audi, Nico Hülkenberg, que somou o único ponto para a equipe alemã.

Agora, a Fórmula 1 faz uma pausa neste fim de semana e volta entre os dias 24 e 26 de setembro, com o GP do Azerbaijão, 15ª etapa da temporada.

F1 2026, ESPANHA, CORRIDA, MERCEDES, KIMI ANTONELLI
Oitava vitória de Antonelli em 2026. E contando… (Foto: Mercedes)

Confira o que disseram os 22 pilotos do grid após a corrida em Madri:

Andrea Kimi Antonelli, o vencedor: Antonelli diz que vitória em Madri “não é tão boa” e admite: “Norris merecia vencer”

Max Verstappen, segundo: Verstappen admite sorte em 2º lugar e explica tática para segurar Norris na Espanha

Lando Norris, terceiro: Norris se lamuria por derrota para Antonelli na Espanha: “Sorte não esteve ao meu lado”

Charles Leclerc, quarto: Leclerc admite que estratégia na Espanha “foi um risco”, mas garante: “Não me arrependo”

George Russell, quinto: Russell critica Madring por falta de pontos de ultrapassagem: “Precisa de mudança”

Liam Lawson, sexto: Lawson culpa safety-car virtual por 6º lugar no GP da Espanha: “Não ajudou muito”

Liam Lawson falou sobre a preparação para ambas as equipes da Red Bull (Foto: Red Bull Content Pool)

Franco Colapinto, sétimo: “Foi uma das minhas melhores corridas na F1. A classificação de ontem foi excelente e encerrei o fim de semana com uma grande corrida. Perdi muito tempo com o Bortoleto, não tinha potência para ultrapassá-lo e fiquei várias voltas atrás dele. Embora o carro estivesse instável e tenha quase batido no Gabriel várias vezes, fiz uma corrida muito boa. Estou muito feliz. Um fiscal de pista me entregou uma bandeira para levar na volta de honra. As arquibancadas estavam cheias de bandeiras argentinas e havia muita gente em todos os setores. Espero que tenham gostado da corrida, é um orgulho para mim levar a bandeira em um F1.”

Oscar Piastri, oitavo: Piastri sugere mudanças na pista de Madri para facilitar ultrapassagens: “Só Mônaco é pior”

Arvid Lindblad, nono: “A maior parte da corrida foi disputada contra Franco, e não exatamente contra Nico. Só fui encontrá-lo nas duas últimas voltas. No geral, foi uma corrida razoável, acho que foi o máximo que dava para alcançar hoje. Infelizmente, não houve muita estratégia envolvida. Mas, com o momento em que o VSC foi acionado, todos nós fomos para os boxes, o que acabou deixando a prova um pouco monótona. Tentei ser inteligente, gerenciando minha energia de forma diferente para tentar forçar uma ultrapassagem, mas não havia muito o que fazer. Depois de andar colado na traseira dele por tantas voltas, acabei pagando o preço no final.”

Nico Hülkenberg, décimo: Hülkenberg celebra ponto em Madri após largar fora do top-10: “Era o máximo possível”

Esteban Ocon, 11º: “Estamos decepcionados, pois merecíamos muito mais; merecíamos ter pontuado hoje. O plano era superar os dois Audis na largada, e conseguimos fazer isso; sabíamos que seria difícil segurá-los, mas conseguimos até a parada nos boxes. Perdemos a posição durante a parada, então precisamos analisar o que eu poderia ter feito melhor — se poderia ter parado em uma posição mais favorável ou algo do tipo —, já que achei que nossa parada foi boa, mas a deles deve ter sido melhor. Demos o nosso máximo na pista e tenho orgulho de todos; saímos de uma eliminação no Q1 para brigar por pontos, então o saldo é positivo e animador para o restante das corridas.”

Pierre Gasly, 12º: “Demos absolutamente tudo de nós mas, infelizmente, as circunstâncias não jogaram a nosso favor. Ontem, não maximizamos nosso potencial na classificação, o que nos deixou em uma posição desfavorável no grid e nos obrigou a fazer uma corrida de recuperação difícil para chegar à zona de pontuação. Tentei algo diferente para correr riscos. Fomos rápidos durante toda a corrida, mas precisávamos de um safety-car ou de um VSC para tirar proveito da situação no final. Assim como aconteceu com outros, isso não ocorreu. Sinto-me um pouco frustrado, mas satisfeito por a equipe ter conseguido marcar pontos importantes. Analisaremos diversos aspectos deste fim de semana e continuaremos redobrando nossos esforços para tornar o carro cada vez mais rápido e completo a cada etapa.”

F1 2026, ESPANHA, CORRIDA, AUDI, GABRIEL BORTOLETO
Bortoleto zerou na etapa de Madri (Foto: Audi)

Gabriel Bortoleto, 13º: Bortoleto diz que safety-car virtual veio “na pior volta possível” na Espanha: “Corrida acabou”

Yuki Tsunoda, 14º: “O dia de hoje não foi nada fácil. A corrida quase acabou para mim logo na curva 1, em que sofri muitos danos na colisão com Sainz, e o impacto disso no nosso ritmo foi significativo. Considerando os danos, acho que o ritmo não foi tão ruim, mas perdi algumas posições na largada. Como é muito difícil ultrapassar aqui, não houve muitas oportunidades para recuperá-las. Dei o meu máximo e gostei muito de voltar a pilotar o carro. Um muito obrigado à equipe por mais uma oportunidade neste fim de semana.”

Alexander Albon, 15º: “Foi uma corrida complicada e um fim de semana difícil para nós, mas acho que esse foi provavelmente o melhor resultado que poderíamos esperar hoje. Superar os dois carros da Aston Martin e um da Haas foi o máximo que conseguimos alcançar de forma realista. Ainda estamos muito atrás para disputar de fato com o pelotão intermediário. Teremos atualizações chegando em Baku e esperamos que isso nos faça subir de patamar e, pelo menos, nos coloque nessa briga. Provavelmente não será uma mudança grande o suficiente para nos levar totalmente para a frente, mas, infelizmente, nossa prioridade já mudou para o ano que vem.”

Oliver Bearman, 16º: “Infelizmente, o safety-car virtual surgiu em um momento ruim e não me beneficiou em nada – mas tem sido um fim de semana difícil, e a culpa é exclusivamente minha. Pelo lado positivo, aprendi bastante com o que aconteceu ontem e não vou repetir esse erro. O carro estava competitivo, sempre que eu tinha pista livre, meu ritmo era equivalente ao dos nossos concorrentes. O problema é que fiquei preso no tráfego. Isso me deixa otimista para Baku, agora, podemos virar a página, recomeçar e voltar mais fortes.”

Fernando Alonso, 17º: Alonso vê atitude “desnecessária” de Sainz e reclama de Madri: “Ultrapassar era difícil”

Valtteri Bottas, 18º: “Infelizmente, não houve muita ação para mim hoje. Esperava que acontecessem mais algumas coisas, mas sabíamos que o ritmo aqui seria difícil e foi uma corrida dura. As temperaturas dos freios foram um problema que tivemos de administrar bastante ao longo da prova, e as características desta pista evidenciam muitos dos problemas que temos. No entanto, sabemos onde precisamos melhorar e continuaremos trabalhando nisso.”

O lance que fez Fernando Alonso reclamar de Carlos Sainz durante o GP da Espanha (Vídeo: Reprodução/F1 TV)

Carlos Sainz, abandonou: “Foi um fim de semana mais difícil em Madri do que gostaria. Tive uma largada muito boa, ganhando posições logo no início, mas passei do ponto de frenagem na curva 1 e houve um toque com Yuki. A partir daí, os danos no assoalho fizeram com que eu perdesse muita pressão aerodinâmica e não conseguisse manter o carro na pista pelo restante da corrida, o que nos forçou a abandonar. Quanto à punição: dois carros não cabem naquela curva e, como estava à frente, havia pouco que pudesse fazer. É uma forma decepcionante de encerrar a primeira corrida aqui, mas, no fim das contas, pontuar sempre seria algo quase impossível para nós. A pista é ótima e, sendo o primeiro ano, acho que o evento como um todo foi excelente. Ainda é preciso trabalhar para criar melhores oportunidades de ultrapassagem. Pensando em Baku, estou otimista de que as atualizações nos colocarão mais próximos dos carros à frente e de que poderemos voltar mais fortes.”

Sergio Pérez, abandonou: “Nossa corrida estava muito boa até o momento em que enfrentamos um possível problema no sistema de refrigeração. Acho que foi um dos fins de semana mais fortes que tivemos como equipe até agora, levando tudo ao limite. Disputamos posição com todos os carros ao nosso redor — mantendo Yuki [Tsunoda] atrás antes da nossa parada — e travamos uma batalha com a Williams durante toda a prova, mantendo-nos a menos de um segundo de [Alexander] Albon. Por isso, podemos ficar satisfeitos com o desenrolar da nossa corrida.”

Lance Stroll, abandonou: “Sofri danos consideráveis ​​nas voltas iniciais. Tentamos continuar, mas comecei a ter problemas com os freios e o pedal ficou com um curso muito longo, o que fez com que as rodas travassem. Tentei girar o carro na área de escape, mas não tinha potência suficiente. infelizmente, foi o fim da corrida. Foi um fim de semana difícil em Madri.”

Lewis Hamilton, abandonou: Hamilton rebate Verstappen por chamar GP da Espanha de “corrida Mickey”: “Ficou irritado”